Bom... já que meu intuito neste blog é "falar" sobre a matemática, então nada melhor que começar com a sua história, onde surgiu e como está presente em tudo na natureza. Fiz aqui um pequeno resumo sobre suas origens e logo a esquerda do blog deixei algumas referências bibliográficas que consultei.
A matemática surgiu há muito tempo atrás, teve suas origens a partir das necessidades do dia-a-dia dos povos babilônicos e egípcios, que já naquela época fizeram muitas descobertas a qual seremos eternamente gratos.
Muitos processos aritméticos eram efetuados com a ajuda de tabulas (material feito de argila cozida) com uma escrita chamada de cuneiformes. Eram essenciais nos processos de agricultura e comércio, pois assim, organizavam seus bens e poderiam se desenvolver. Com isso passaram a criar um sistema de numeração com base 60, e podemos perceber hoje como foi interessante esse sistema, sabe porque? Usamos um sistema de numeração ou simplesmente um cronômetro para calcularmos o tempo, e vejam, em uma hora temos 60 minutos, em cada minuto 60 segundos, assim como também usamos essa medida para saber graus, por exemplo, 48°30` (quarenta e oito graus, trinta minutos).
Imaginem só o quanto esses matemáticos eram dedicados, para descobrirem isso foi necessário muitos neurônios e anos e anos de desenvolvimento intelectual, pois naquela época era algo muitíssimo novo, esplêndido, é graças a eles que evoluímos, que hoje vivemos do século da tecnologia.
Vamos aprofundar mais na História da Matemática!?
O link abaixo é um site do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - USP. Nele contém vários tópicos dispostos de maneira clara e objetiva que irá facilitar a nossa viagem pelo magnífico mundo da Matemática!
Agora que você já conhece a origem da Matemática, que tal fazermos um pequeno debate aqui? Vamos tentar responder a algumas perguntas: Como foi que a Matemática surgiu e foi descoberta pelos Babilônicos e Egípcios? Cite algumas descobertas feitas por eles que foram aprimoradas com o passar do tempo.
Perguntem ou deixem suas respostas nos comentários, ok!?
Muito bom o artigo,parabéns!Sou um divulgador de links sobre educação,visita meu blog quando puder,abraço! http://camocimeducar.blogspot.com.br/
ResponderExcluirgilberto freires