Aqui é a sua sala virtual...!

Criei este blog para mostrar a vocês o quanto essa área é interessante e Magnífica, além de ajudar nos conteúdos, com matérias, exercícios e jogos.

Aos que amam a Matemática, fiquem à vontade, participem, deixem comentários, dicas e opiniões..

E... aqueles que não gostam... com certeza irão se surpreender!

domingo, 17 de abril de 2011

   Você conhece o Ábaco?

Com o passar dos anos, e com as diversas descobertas matemáticas, foram criados vários sistemas de numeração e de contagem.

O Ábaco (representado na figura ao lado), é um sistema de contagem criado primeiramente pelos chineses, mas foram desenvolvidos e recriados por várias outras civilizações.

Normalmente feito de madeira, é uma espécie de palitos de madeira na vertical a qual representa as casas decimais, no entanto, cada peça é uma casa decimal em uma devida quantidade, por exemplo, como mostrado na figura o ábaco está representando o número 2417.

Para conhecer melhor a história e os diversos modelos do Ábaco clique no link: http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/abaco_historia.html


Atividade:

Chegou a hora de treinar e aprender sobre as casas decimais através do ábaco. Vamos acessar o link abaixo?

E tente montar os seguintes números:
6571
547
51
569
489
5892
6417

....divirtam-se!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Entendendo a Matemática de forma divertida"

Para compreender melhor sobre os aspectos da matemática e a sua existência na natureza, vamos agora assistir a um pequeno filme do "Donald nos país da Matemágica". É um desenho animado, mas o conteúdo é bastante interessante e fácil de compreender, vocês verão de forma divertida o quanto ela é e sempre foi importante!




Atividade

Com base nos vídeos: Donald no país da Matemágica, reflita e descreva comentando essa postagem, sobre como e onde podemos perceber a Matemática no nosso dia-a-dia. Assim podemos fazer um debate e "viajar" mais uma vez, pelo mundo da Matemática, como fez o Pato Donald.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A História da Matemática

Bom... já que meu intuito neste blog é "falar" sobre a matemática, então nada melhor que começar com a sua história, onde surgiu e como está presente em tudo na natureza. Fiz aqui um pequeno resumo sobre suas origens e logo a esquerda do blog deixei algumas referências bibliográficas que consultei.

A matemática surgiu há muito tempo atrás, teve suas origens a partir das necessidades do dia-a-dia dos povos babilônicos e egípcios, que já naquela época fizeram muitas descobertas a qual seremos eternamente gratos.

Muitos processos aritméticos eram efetuados com a ajuda de tabulas (material feito de argila cozida) com uma escrita chamada de cuneiformes. Eram essenciais nos processos de agricultura e comércio, pois assim, organizavam seus bens e poderiam se desenvolver. Com isso passaram a criar um sistema de numeração com base 60, e podemos perceber hoje como foi interessante esse sistema, sabe porque? Usamos um sistema de numeração ou simplesmente um cronômetro para calcularmos o tempo, e vejam, em uma hora temos 60 minutos, em cada minuto 60 segundos, assim como também usamos essa medida para saber graus, por exemplo, 48°30` (quarenta e oito graus, trinta minutos).

Imaginem só o quanto esses matemáticos eram dedicados, para descobrirem isso foi necessário muitos neurônios e anos e anos de desenvolvimento intelectual, pois naquela época era algo muitíssimo novo, esplêndido, é graças a eles que evoluímos, que hoje vivemos do século da tecnologia.

Vamos aprofundar mais na História da Matemática!?

O link abaixo é um site do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - USP. Nele contém vários tópicos dispostos de maneira clara e objetiva que irá facilitar a nossa viagem pelo magnífico mundo da Matemática!


Agora que você já conhece a origem da Matemática, que tal fazermos um pequeno debate aqui? Vamos tentar responder a algumas perguntas: Como foi que a Matemática surgiu e foi descoberta pelos Babilônicos e Egípcios? Cite algumas descobertas feitas por eles que foram aprimoradas com o passar do tempo.

Perguntem ou deixem suas respostas nos comentários, ok!?